Atividade 4
1 – Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as conseqüências praticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.
Ao estudarmos o conceito socrático e o platônico podemos dizer que: no conceito socrático a filosofia é a busca da verdade e da sabedoria, e é também, mais claramente, um modo de viver, e não só de saber. Em sua afirmação o sábio Sócrates diz que o ato de filosofar em última instância nos leva a perceber que sabemos pouco, ou então, que quanto mais pensamos, mais percebemos o limite de nosso conhecimento. Mas para se saber pouco é indispensável estudar e pensar muito.
Descrevendo o conceito platônico, observei que a filosofia é o encontro da sabedoria, a única solução segura e definitiva é alcançar a verdade universal, neutra, independente de qualquer interesse de parte. Platão não só diz que precisamos alcançar uma verdade universal e neutra, acima do interesse de todas as pessoas, mas que é possível alcançarmos esta verdade na teoria.
Na vida de um administrador público o conceito socrático faz com que o administrador busque constantemente as causas e as melhores soluções para questões da administração pública optando por aprimorar seus conhecimentos e soluções que atendam a maioria.
Já o conceito platônico faz com que o administrador primeiro busque a verdade na teoria e depois pratique, sendo que a verdade não nasce de quem conhece, mas da realidade conhecida, não é subjetiva, mas objetiva e o único bom governante é o filósofo, o sábio.
2 – O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor?
De acordo com a tese de Platão é que o único bom governante e o filósofo, o sábio. Defini que somente um homem sábio poderá saber o que é melhor, e assim cometerá menos