Atividade 4
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Ninguém é capaz de, sem qualquer tipo de aprendizagem ou vivência pessoal, sentar-se a frente de um cliente e conduzir uma entrevista de investigação das causas de uma situação-problema. Nem de elaborar logo em seguida um plano com alta taxa de sucesso para resolver esta situação. Desta forma, a aprendizagem teórica e/ou prática corresponde a um momento muito importante tanto a nível da aquisição como da alteração de conhecimentos, comportamentos, atitudes e valores. Daqui se depreende o papel crucial que é desempenhado pelo instrutor de condução ao longo do caminho a percorrer pelo candidato a consultor. Mas, devido à forte pressão do trabalho e ao ritmo com que este deve ser desenvolvido, sem descuido de detalhes, destaca-se uma função fundamental do instrutor:
Resposta Selecionada:
c.
Exemplo de comportamento.
Respostas:
a.
Avaliador dos candidatos aptos.
b.
Apoio afetivo.
c.
Exemplo de comportamento.
d.
Controlador do processo de aprendizagem.
e.
Referência técnica relativa.
Feedback da resposta:
O instrutor é o primeiro membro da organização que o novo consultor consegue conhecer bem. Ele serve de exemplo sobre como se comporta um consultor e sobre como este consegue resultados na maior parte das vezes sem autoridade formal para impor suas ideias. As demais alternativas são falhas, em especial a que dita ser o instrutor controlador do processo de APRENDIZAGEM, quando este processo depende fundamentalmento do aluno.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Assim como em qualquer produto ou serviço, se pode definir na consultoria um “Ciclo de Vida” com características bem definidas, o que não significa que se vão encontrar sempre as mesmas circunstâncias e o consultor saberá sempre o que fazer, de forma fácil e automática. Mas, com frequência, ao término bem sucedido dos trabalhos, a situação-problema torna a ocorrer, sem que a organização saiba como resolvê-la