ATIVIDADE 4
Para responder esta atividade, leia o livro Gêneros literários, de Angélica Soares (Texto 5 da Apostila).
1. Em seu livro, ao explorar os traços e formas narrativas, a autora reserva um tópico para tratar dos principais aspectos sobre as personagens. Diante disso, faça uma pequena resenha sobre o tópico, caracterizando este elemento da narrativa.
O livro trás a tona os conhecimentos de grandes escritores, determinados a conceitua os gêneros literários. Por meio de conceitos pode se afirma com uma corrente cronológica, demonstrado desde o início dos pensamentos ate as concepções atuais. Podendo assim de dizer que com as citações, com seus grandes pensamentos encandearam-se conceitos de que os gêneros fazem parte do fenômeno histórico-cultural e vai depender da abordagem feita na deliberação dos gêneros. Trazendo o simplificamento para os leitores, como denominar os gêneros com outros olhos de julgamento.
2. Angélica Soares aborda a questão da ruptura de paradigmas, apresentando os conceitos de carnavalização, intertextualidade e paródia. Ressalte os aspectos básicos que caracterizam tais atitudes. Carnavalização
Fazer no cotidiano alguma coisa semelhante ao carnaval, principalmente na literatura e nas artes de uma maneira geral. É a banalização do sério, a profanação do sagrado e a inversão dos valores estabelecidos. Ironia grotesca com objetivo do riso e da crítica às culturas e aos governos, tanto seculares como religiosos.
Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro pré-existente. A intertextualidade pode apresentar funções diferentes, as quais dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida, ou seja, dependendo da situação. Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, cotação, versão, plágio, tradução, pastiche e paródia.
A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária que utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes.