EXTRATIVISMO MINERAL
PROFESSOR: EUGENIO BASTOS elgenio_bastos@ig.com.br BRASIL: EXTRATIVISMO MINERAL
O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em recursos minerais. Tal riqueza pode ser explicada pela estrutura geológica do país, que apresenta terrenos formados na Era Pré-Cambriana, onde o processo da metalogênese se manifestou com maior intensidade, sobretudo na Era Proterozóica ou Algonquena. Por essa razão, podemos encontrar em nosso território diversas províncias minerais, com maior destaque para os minerais metálicos.
PRINCIPAIS RECURSOS MINERAIS DO BRASIL:
A) MINÉRIO DE FERRO – O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais, destacando-se como importantes áreas produtoras:
- QUADRILÁTERO FERRÍVERO OU CENTRAL – Localizado no interior de Minas Gerais, na Serra do Espinhaço, sendo delimitado pelas seguintes cidades: Belo Horizonte, Santa Bárbara, Mariana e Congonhas do Campo. Parte da produção destina-se ao parque siderúrgico localizado na região Sudeste e o restante é exportado. A produção é escoada por dois corredores: Estrada de Ferro Vitória-Minas, acompanhando o vale do Rio Doce, por onde o produto é escoado até os portos de Vitória e Tubarão. Estrada de Ferro Central do Brasil, que acompanha o vale do Rio Paraopeba, por onde o produto é escoado até o porto de Sepetiba. ( Em 2005, o Governo Federal aprovou o projeto de ampliação do porto de Sepetiba, por onde serão escoados 30 milhões de toneladas de minério de ferro.
- SERRA DOS CARAJÁS – Localizada na porção sudeste do Estado do Pará, é considerada uma das mais importantes províncias minerais do mundo. Nesta importante província mineral encontramos também o manganês, , bauxita, cobre, ouro, níquel etc..
Foto da Mina de Carajás ( PA )
Para viabilizar o GRANDE PROJETO CARAJÁS, o Governo Federal promoveu grandes investimentos em infra-estrutura, destacando-se como principais obras: A Estrada de Ferro dos Carajás, com aproximadamente 890 km de extensão, o Porto de Ponta da Madeira ou Itaqui,