Desenvolvimento cognitivo da meninice
É um período muito importante, pois marca as entrada das crianças na escola saindo de “criancinhas” que brincam maior parte do tempo, para “crianças grandes” envolvidas em um ambiente estudantil, onde torna o conhecimento mais amplo. Pois é nessa época em que as crianças adquirem as habilidades intelectuais para a aprendizagem formal florescem durante este período.
Crianças de 5 a 6 anos já tem a habilidade de metalinguística que é a capacidade de pensar e falar sobre a linguagem exp.(bola, menino, bateu) há de três anos tem dificuldade, mas a d 8anos pode tanto reordenar as frases, quanto converter o enunciado e explicar o que havia de errado nela na idade. A de 9 anos ela fala fluentemente e velocidade se compara ao adulto.
De 6 a 12 anos seu vocabulário aumenta certa de 5 a 10 mil por ano, sendo o desenvolvimento ampliado no aprendizado linguístico. na meninice as crianças compreendem a realidade das regras q regem a realidade física. Exp. coelho na cartola, fisicamente impossível, alguém colocou ali.
Estagio operatório concreto- as crianças constroem esquemas que eles permitem pensar logicamente sobre objetos e eventos no mundo real exp. O numero de bolas de gude é o mesmo tanto em circulo quanto em linha.
Descentração- pensamento que leva em consideração as múltiplas variáveis. exp. uma salsicha é mais longa que antes, mais estreita., a largura reduzida da salsicha compensa seu maior crescimento.
Reversidade-compriençao de que tanto as ações físicas como mentais pode ser revertida, a capacidade de saber hierarquias de classes e de se mover em ambas as direções do pensar sobre as relações. Exp. Salsicha de argila se converter a uma bola novamente.
Lógica indutiva- tipo de raciocínio em que princípios gerais são inferidos de experiências especifica. Exp.colocar mais uma bala dentro do saco, adicionar sempre é mais.
Lógica dedutiva- tipos de raciocínio em premissas hipotéticos, querer a previsão de um