Desenvolvimento humano
Nome da criança pesquisada: Henrico Riani
Idade: 9 anos, 11 meses e 12 dias
Sexo: masculino
Irmãos: 01 irmã
Cuidadores : Mãe e pai e na ausência
Aspectos a serem pesquisados : Físico/Cognitivo/Motor/Psicossocial
A pesquisa foi elaborada , com base nas teorias dos principais teóricos desenvolvimentistas , são eles: Peaget , Sigmund Freud, Erick Erikson, e Lawrence Kohlberg.
Pesquisei na idade de 10 anos , o Henrico a completará daqui 4 dias.
Meninice ±7 anos até o início da puberdade ±12 anos)
Desenvolvimento Psicossexual
Estádio de latência:
Formam-se os sentimentos morais de vergonha, pudor, nojo, repugnância), embora o superego já anteriormente se tenha feito sentir fortemente no comportamento da criança. Simultaneamente, dá-se um aparente desinteresse pela atividade sexual devido à amnésia infantil, processo pelo qual a criança recalca no inconsciente as sensações vividas no estádio anterior, canalizando a energia psíquica para atividades intelectuais e sociais. Uma das grandes aprendizagens é a compreensão dos papéis sexuais, isto é, o que é ser homem e ser mulher, na sociedade em que vive.
A observação no Henrico é ,de fato o que o Jean Peajet relata, observo sentimentos de vergonha ao trocar roupas em clubes ou perto de outrem .
Não tem uma compreensão fundamentada ainda sexual, e canaliza toda a energia para jogos e aquilo que o interage com o social.
Desenvolvimento Físico
Desenvolvimento Físico na Terceira Infância
- O desenvolvimento físico na terceira infância não é tão rápido quanto nos períodos anteriores. Os meninos são ligeiramente mais altos do que as meninas no inicio desse período, mas as meninas iniciam o surto de crescimento da adolescência mais cedo e, assim, tendem a ser mais altas do que os meninos no final da terceira infância.
- Em média, as crianças precisam de 2.400 calorias por dia para ter crescimento e saúde normal.
- Os dentes permanentes chegam na terceira