Trabalho Psicologia do desenvolvimento - Ciclo Vital (Observação de uma criança)
Abril de 2014
SUMÁRIO
1. Introdução teórica 03
2. Métodos 04 a) Sujeito 04 b) Instrumentos 04 c) Aparatos de pesquisa 04 d) Procedimentos 04
3. Resultados 05
4. Discussão 06
5. Conclusões 08
6. Referências Bibliográficas 09
7. Anexos ___10 e 11
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
As mudanças cognitivas da meninice no período de 6 a 12 anos são bastante drásticas, ocorrendo muitas mudanças no desenvolvimento da criança em aspectos físicos onde nesse período ocorre o crescimento dos ossos, aperfeiçoamento na coordenação mão-olho, tendo amadurecer de modo regular e previsível que os médicos usam como medida da maturação física, utilizando radiografias das mãos e do punho para julgar o estágio de, desenvolvimento envolvendo também as mudanças cerebral e nervosa que refere-se as mudanças motoras e intelectuais.
As habilidades metalinguística que possibilitam a criança de explicar e anexar palavras até a formação de frases. Jeremy Anglin contava que uma criança aumenta seu vocabulário de 5 a 10 mil palavras por ano, tendo como construção de esquemas operativos, ou seja, capacidade de recordar informações na memória de longo prazo e na eficiência de processamento que seria a capacidade de fazer uso do automatismo.
Erikson vendo o pensamento freudiano caracterizou operado da meninice que vai dos 6 anos até os 16 anos de idade, onde a criança desenvolve uma ideia de sua própria competência por meio de realização de objetivos do aprendizagem culturalmente definidos. A medida que a criança se desenvolve caracteriza-se a compreensão sobre as características psicológicas duradoura que descrevem suas próprias personalidades, considerando de uma cultura para outra, como são chamadas de traços de personalidade.
Portanto a meninice em suas constantes mudanças cognitivas desenvolvem