Filosofia Atividade 4
POLO: PARACAMBI
NOME: JOÃO OCTAVIANO DE LEMOS JUNIOR 11213110112
Atividade aula 4
1) Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as conseqüências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.
Na obra “O Banquete” segundo alega Platão, para Sócrates, filosofia seria uma busca constante, o Amante da sabedoria, alguém que busca, mas não é proprietário, pois ele é amante e não “casado”, alguém que ama de forma constante e procura sempre a verdade, pois está sempre “sedento” como o amor (Eros), ora opulento ora pedinte, mas não proprietário de tal estado. Na República, Platão diz que o filosofo é a verdade, apenas ele tem capacidade de discernir a verdade, pois é o único capacitado para qual, pois separação as sensações que são possibilidades de cada um, para um processo de algo inteligível, que servi para todos, e não modifica de pessoa para pessoa, que é a verdade.
2) O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é afinal a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor?
Platão tem a verdade, como conhecimento, alguém que tem as informações essências para administrar uma estrutura, uma profissional, um especialista, que saberá agir de forma adequada, pois agirá de forma impessoal, dentro do histórico da nossa administração pública marcada por clientelismo e fisiologismo e as das amarras que devemos abandonar, pois como na alegoria da Caverna, temos sensações equivocadas desse processo. Ter conhecimento e realizar o bem são processos distintos, pois envolve valores éticos e morais, o conhecimento é uma ferramenta, que pode ser utilizada de várias maneiras, domínio, escravidão, mudanças, reformas, crescimento, esperanças, prosperidade. Não posso gerir bem algo, se não souber de que forma devo desempenhar uma boa gestão,