História da filosofia
Profª. Ma. Mar iciane Mores Nunes
Palavr as-chave: Filosofia, tr adição histór ica, conceitos.
Objetivos de apr endizagem
Entender , ao longo da histór ia, as pr incipais ver tentes filosóficas; Per ceber como cada filósofo, em épocas distintas, possui linguagem conceitual pr ópr ia; Refletir sobr e a Histór ia da Filosofia que r etoma, tr ansfor ma e r edefine conceitos.
2
PARA PENSAR
O que é Filosofia? Qual é a sua impor tância?
3
Mitologia gr ega
Na Gr écia: r ica mitologia; Lendas e cr enças com um objetivo: Explicar a r ealidade pelo simbólico. Filosofia: do mito ao r acional (logos).
4
A razão na pólis grega
Pólis grega: or ganização social e política; os cidadãos dir igem a cidade; obr a de cidadãos e não de deuses; pr ática da discussão e r aciocínio.
5
Os Pr é-socr áticos
A maior ia dos pr imeiros filosófos quer ia encontrar o pr incípio de todas as coisas existentes (Ar istóteles).
Filosofia cosmocêntr ica: or igem do cosmo.
6
Tales de Mileto consider ado o pai da Filosofia ; buscou o pensamento r acional; buscou a or igem do univer so; a água é o elemento pr imor dial. Tudo é água.
7
Anaximandro e Anaxímenes
Anaximandro: o pr incípio é algo tr anscendente; não se situa no mundo sensível; o apeir on: infinito, indeter minado. Anaxímenes: o ar é o pr incípio; o ar é a for ça vital.
8
Pitágoras
Pitágoras: a essência são os númer os; r epr esentam or dem e har monia; mundo com estr utur a matemática.
9
Her áclito
Her áclito: r epr esentante do pensar dialético; a vida está em constante vir -a-ser ; ação de for ças opostas no mundo.
10
Par mênides na r ealidade existe o ser ; o ser é eter no, imutável, ilimitado; mundo das apar ências: enganoso; via a ser buscada: r acionalidade. Essência, coer ência, verdade.
11
Demócr ito desenvolve o atomismo; tudo é constituído por átomos; dois elementos: átomo e vácuo; o vácuo per mite o