Plano de recursos
Atualmente a tecnologia da informação (TI) é um dos componentes mais importantes para as empresas crescerem no mercado, com isso, as organizações brasileiras têm utilizado ampla e intensamente essa tecnologia, tanto em nível estratégico como operacional.
Hoje, toda e qualquer empresa necessita de informações mais precisas sobre as suas atividades. A empresa que não possui informatização sofre com a manipulação de dados de forma manual, gastando mais tempo e recursos para produzir as informações. Já as empresas que têm um grau de informatização mais elevado geram um volume maior de informações em um curto espaço de tempo e com custo mais reduzido, possibilitando assim, formular com mais precisão e relevância um plano bem definido dos objetivos estratégicos da empresa.
Os empresários sentem a necessidade de obter um sistema de informação dentro da empresa que facilita a captura, processamento e exposição de dados e informação sobre diversas áreas dos seus negócios, informações obtidas de forma rápida e de fonte segura, podem ajudar mais efetivamente na tomada de decisão e nos objetivos estratégicos da empresa.
2. PLANO DE RECURSOS
O objetivo dos empresários é obter um maior potencial competitivo e lucratividade com a empresa, com o uso da TI pode tornar-se mais real se houver um planejamento de informatização bem estruturado.
O planejamento dos recursos envolve determinar quais recursos físicos (pessoas, equipamentos e materiais) serão utilizados, e a quantidade que serão necessárias para ser usadas, e quando elas serão necessárias para as realizações das atividades do sistema, isso deverá estar firmemente sincronizado com a estimativa dos custos.
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) identifica os produtos e os processos do projeto que necessitarão de recursos e, conseqüentemente, é a entrada fundamental do planejamento de recursos. Quaisquer saídas relevantes dos outros processos de planejamento devem ser fornecidas através da EAP, para