Plano de recursos humanos
1. Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é conjunto de informações, que serve como referência e para o planejamento de ações organizacionais.
A gestão democrática tem sido bastante discutida em cursos de formação de professores, especializações, formações continuadas, etc. Concordamos que é necessário romper, a cada dia, com as posturas autoritárias que ainda permanecem no interior da escola pública e impedem a concretização de uma escola mais justa, mais inclusiva, respeitadora dos direitos humanos e construtora da emancipação humana.
Após analise, foi identificado que os níveis de rotatividade e absenteísmo são os principais fatores que contribuem para o sucesso ou fracasso das instituições de ensino, isto posto, reforça a importância de um planejamento estratégico bem elaborado.
2. Cargos - Diretor-geral: profissional formado em Administração. O ideal seria que tivesse alguma formação em Pedagogia também, pois a direção da escola precisa respeitar os dois âmbitos. Para exercer a direção administrativa é importante que o gestor veja a escola como uma empresa, seja um administrador e empreendedor. Ou seja, apresente idéias inovadoras e seja flexível para receber palpites de outros membros da equipe. - Secretário: ele auxilia na parte administrativa; conhece tudo o que a escola oferece, qual a capacidade de atendimento, número de alunos, professores e de turmas, valores de mensalidades, conhece todos os profissionais que trabalham nela e pode informar qual a função, horário de atendimento e sala de cada um. Também se responsabiliza por organizar boletins, informativos e quadros de avisos. Precisa estar apto a atender ao público interno e externo de maneira satisfatória - Supervisor pedagógico: cabe a ele encontrar uma maneira eficaz de integrar essas ações ao cotidiano escolar de modo que não existam dúvidas ou problemas posteriores. Durante a implementação das inovações, o supervisor pedagógico também