Filosofia da história
PECORARO, Rossano, Filosofia da Historia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2009.
Sobre o Autor:
Rossano Pecoraro é formado em filosofia pela Universidade de Salermo, Itália, e é mestre e doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Atualmente é coordenador executivo do Instituto de estudos Avançados em Humanidade do Centro de Teologia e Ciências Humanas da pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IEAHu/PUC - Rio), professor do curso de pós-graduação Latu-sensu em filosofia contemporânea da PUC - Rio, coordenador do “Forum Krisis” de Filosofia, Humanidades e Ciências Sociais e membro do Grupo de trabalho (GT) Filosofia da Historia e Modernidade da Anpof. As suas áreas de atuação e pesquisa interdisciplinar são: pensamento contemporâneo, estética, filosofia e teatro, teoria política, filosofia da tecnociência.
Ensaísta e jornalista, publicou, entre outros, Niilismo e (Pós) Modernidade (PUC-Rio/Loyola); Cioran, a filosofia em chamas ( EDIPUCRS); Derrida (in: Os filósofos-Clássicos da filosofia, vol.3, PUC- Rio/Vozes); Niilismo (Zahar, Coleção Passo-a-Passo); Metafisica e poesia nel pensiero di María Zambrano (in: Metafísica nel terzo millennio, Idente); Du Droit À La Justice: Derrida ET Vattimo ( in: Contemporary Philosophy, Atas do XXI Congresso Mundial de Filosofia); Niilismo, metafísica, desconstrução (in: Às margens: a proposito de Derrida, PUC_Rio/Loyola; La filosofia del voyeur. Estasi e scrittura in Emil Cioran (Il Sapere). Poesias suas aparecem em Segni d’Autore (MPE). É organizador da obra em três volumes Os Filósofos- Clássicos da filosofia (PUC - Rio/Vozes) e da coletânea Filosofia contemporânea- Niilismo, política, estética (com J. Engelmann, PUC-Rio/Loyola).
A obra é constituída em capítulos, sendo que cada um apresenta uma fase do pensamento de diversos filósofos sobre as teorias que envolvem a Filosofia da Historia.
No primeiro capítulo nos é apresentado ás origens, ou