O impacto na imagem corporal das mulheres mastectomizada
1. INTRODUÇÃO 3
2. REFERENCIAL TEÓRICO 4
3. REVISÃO DE LITERATURA 6
4. JUSTIFICATIVA 9
5. OBJETIVOS 10 5.1. Objetivo geral 10 5.2. Objetivos específicos 10
6. MÉTODO 10
7. RESULTADOS 11
8. DISCUSSÕES 11
9. REFERÊNCIAS................................................................................................. 12
1. INTRODUÇÃO
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido a sua alta freqüência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem corporal. O câncer de mama é uma enfermidade assustadora para todos. Apesar dos grandes avanços terapêuticos obtidos na área nos últimos anos, o câncer de mama está em primeiro lugar dos cânceres que acometem as mulheres (BRASIL, 2008). Dentre as neoplasias malignas, o câncer de mama tem sido o responsável pelos maiores índices de mortalidade no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que por ano ocorra mais de 1 milhão de casos novos de neoplasia mamária em todo mundo, o que faz com que seja o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. (BRASIL, 2010). Tornando-se uma das grandes preocupações em saúde pública, no que diz respeito à saúde da mulher.
Foram registradas 8.390 mortes decorrentes deste tipo de câncer. Dos 402.190 novos casos de câncer com previsão de serem diagnosticados pelo fato de ser considerado como uma doença que a médio ou longo prazo, resulta em mutilação da mama e pode levar a morte (BARBOSA et al, 2004).
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelaram, que no ano de 2010, 49.240 novos casos de câncer de mama com incidência de 49,27 para cada 100 mil mulheres.
Segundo (DUNCAN et al, 2006),para a população em geral, em função do alto custo de programas de rastreamento para o câncer de mama, tem-se valorizado muito o auto-exame das mamas, que quando feito corretamente, pode levar a mulher a procurar o médico precocemente,