Artigo científico sobre platão
Maiara Minuzzo
RESUMO
Este artigo aborda um breve histórico do filósofo Platão. A elaboração do tema se deu a partir de informações encontradas em artigos, livros e websites, que relevassem a trajetória de vida desde o nascimento até a morte do filósofo. O trabalho objetiva tornar-se um documento de consulta para acadêmicos e profissionais da área jurídica e filosófica, bem como, a sociedade em geral interessada na filosofia platônica. A influência deste filósofo pode ser visualizada ainda nos dias atuais, de uma forma as vezes implícita, na evolução da Filosofia, outras vezes explicita, por intermédio das suas obras impressas e dispersas na sociedade.
Palavras-chave: Filosofia Platônica. Platão. Filósofo. Metafísica.
1. INTRODUÇÃO
Se for tomado por base o conceito popular de Filosofia que define a mesma como uma disciplina ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão e reflexão de ideias em uma situação geral, abstrata ou fundamental, coloca-se em cheque a real existência da filosofia platônica. A forma de estudo de Platão vai contra os preceitos básicos impostos por esta disciplina. Tendo seu pensamento sempre em movimento e não havendo nada mais longe de sua mentalidade que a ordem e a coerência, só se pode falar em filosofia platônica se esta for observada de uma forma mais ampla, sendo ela, considerada uma busca metódica do saber humano, dominada por várias posições fundamentais e características, como por exemplo: a desconfiança dos sentidos, a confiança absoluta no poder da razão, a necessidade da purificação e do amor para a aquisição da verdade filosófica e a necessidade da existência do mundo ideal para fazer possível a verdadeira ciência.
Neste parâmetro menos rigoroso, Platão tem uma filosofia própria, e talvez uma das mais influentes que a história já teve. Por esta questão, verifica-se uma dificuldade em sintetizar um ordenamento do platonismo, sendo assim, os críticos modernos preferem estudar a evolução