Atividade Aula 2
Atividades de aprendizagem. Página 81
1- Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as conseqüências práticas da cada um dos conceitos na vida de um administrador público. Resposta: No conceito socrático a filosofia é a busca da sabedoria, um modo de viver, não só de saber, é uma verdade encontrada e conhecida. Para Sócrates um filósofo não é quem sabe ou possui a verdade, mas quem a procura, não desiste de procurá-la. No conceito platônico a filosofia é a verdade. Para Platão é preciso alcançar a verdade não só na teoria, mas também na pratica. Pois somente através dos aspectos teóricos e práticos que teremos a possibilidade de resolver os problemas, de uma maneira definitiva.
Na vida de um administrador público a prática desses conceitos:
Conceito socrático – faz com que o administrador busque compreender a si próprio e esteja sempre buscando o conhecimento para sua área e torne isso um modo de viver. Uma busca contínua a fim de aprimorar seus conhecimentos.
Conceito platônico – faz com que o administrador primeiro busque a verdade na teoria e depois e pratique.
2- O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor Resposta: Somente um homem sábio poderá saber o que é melhor, e Assim cometerá menos injustiças e praticará o bem. Para Platão apenas as pessoas que soubessem da verdade teriam condições de governar, pois, não traria riscos à sociedade. Mas não necessariamente quem sabe mais será um governante melhor. Não é porque alguém conhece o bem que o colocará em prática. É claro que tem uma visão mais ampla do que é melhor, mas uma pessoa que às vezes sabe menos pode muito bem agir de maneiro melhor e até ser mais correto do que quem é mais sábio.
3- Platão defende que a sociedade