Atividade Aula 2
Disciplina: Filosofia e Ética.
1- A Filosofia surgiu nos séculos VII e VI a.c. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor, tendo como conteúdo a Cosmologia, que explica a origem e transformação da natureza ou do mundo através do conhecimento baseado na razão. A diferença entre Filosofia e Mito se resume na forma como a origem, existência, transformação e mudanças das coisas são narradas, ou seja, a Filosofia busca explicações ou respostas na razão, na lógica e compreensibilidade, sem admitir fábulas, mágica e contradições. Já o Mito permite explicações baseadas em narrativas que fogem da realidade humana, onde a origem das coisas podem ser explicadas através da relação, guerra, recompensa ou castigo elaborado ou criado por seres divinos, que são deuses, superiores aos homens e da relação entre deuses e homem também se origina algo, como por exemplo, um semideus, ou seja, um ser originado da relação entre um deus e uma mulher ou de uma deusa com um homem. Por fim, a Filosofia acredita que as coisas são produzidas de uma forma natural através de elementos e causas naturais e o Mito narra a existência das coisas através da relação de outros seres, na Filosofia a autoridade da narrativa não está no filósofo ou em uma pessoa escolhida pelos deuses, como acontece no Mito, e sim na razão.
2- O surgimento da Filosofia é explicado por duas teses, a saber, a primeira é conhecida como a tese “orientalista”, que consiste na influência oriental e de civilizações que antecederam a grega na formação e constituição da Filosofia a qual nasceu por transformações que os gregos operaram na sabedoria oriental. A segunda tese é conhecida como “milagre grego”, que defende um surgimento inesperado, espontâneo e único da Filosofia, tal “milagre” foi realizado pelo próprio povo grego devido a sua excepcionalidade.
Afastando os exageros das duas teses, pode-se dizer que realmente houve influência do conhecimento, cultura e religião de povos