Atividade de Administração Pública
1- Com a chegada da família Real no Brasil em 1808 aconteceram grandes mudanças no País. O Brasil antes uma simples colônia, passou a ter um governo monárquico sobre o poder de D. João VI. Junto com a família real desembarcaram no Brasil uma grande quantidade de nobres, comerciantes que causaram grandes transtornos, pois alguns habitantes do Rio de Janeiro tiveram suas casas confiscadas para o abrigo dos desembarcados sem nenhuma indenização. Contudo, a vinda de D. João VI foi um marco muito importante para nossa história, uma vez que ele foi o responsável por várias medidas Administrativas, como: a abertura dos portos, a fundação do Banco do Brasil, a criação da academia militar e marinha, a declaração do Brasil como Reino Unido à Portugal e Algare, dentre outros. Entretanto, as práticas de gestão públicas continuavam Patrimonialistas.
Em 1821 D. João VI retorna para Portugal e deixou D. Pedro sobre o poder do governo. Um ano depois em 7 de setembro de 1822 D. Pedro I proclama a nossa independência de Portugal. A partir de então foi criada uma monarquia representativa de quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. O último tinha o poder acima dos demais. Passaram a ser eleitos os deputados gerais e a chefia dos estados, que eram escolhidos por eleição onde diferentemente do período colonial , eram permitidos que não só os homens donos de terras pudessem votar, como outros seguimentos da sociedade excluindo as mulheres, os escravos e os analfabetos.
Com a morte de D. João VI em 1831, D. Pedro I deixa como sucesso seu filho D. Pedro II. Porém com sua menor idade o país passa a ser governado por regências até o ano de 1840, quando ele declara a maior idade com quatorze anos e assume o governo. Em 15 de novembro de 1889 o Brasil deixa de ser Monarquia e se torna República, tendo como primeiro representante o Presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Foi quando foi extinto o