Atividade antiulcerogênica
Após sua absorção a partir do trato gastrointestinal, o etanol penetra na circulação sistêmica, através do fígado. Por causa de suas características de solubilidade, distribui-se pela massa corpórea magra ( cérebro, músculos,fígado, etc). Após sua absorção, mais de 90% do etanol é metabolizado no fígado, sendo uma pequena fração eliminada sem alterações pelos pulmões e rins.O álcool é um depressor do SNC. Apesar de ser consumido especialmente pela sua ação estimulante , esta é aparente e ocorre com doses moderadas, resultando da depressão de mecanismos controladores inibitórios. GOODMANN E GILMAN 2006.
O estômago secreta cerca de 2,5 litros de suco gástrico diariamente.As princiipais secreções exócrinas consistem em pepsinogênios, provenientes das células principais ou pépticas, e em ácido clorídrico e fator intrínseco provenientes das células parietais ou oxínticas. O muco é secretado por células secretoras entre as células superficiais por todas as mucosa gástrica. ( RANG, 2008).
Entre as medidas terapêuticas na doença péptica, ressaltam-se reduzir o desconforto e a dor, promovendo a cicatrização da mucosa, neutralizar a acidez gástrica (