Plantas Medicinais
Matricula: 13/0154059
Maytenus Faça um esquema indicando os principais estudos citados no artigo sobre a espinheira santa. Não pode ter muito texto, quero esquematizado!!! Antes de iniciar quero que coloquem: nome científico, Família botânica, sinonímia científica, droga vegetal.
Nome cientifico: Maytenus ilicifolia Droga vegetal: Folhas secas
Família Botânica: Celastraceae Sinonímia científica: Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek
A Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek é conhecida popularmente como “espinheira-santa”, “cancerosa”, “cancorosa-de-sete-espinhos” e “maiteno”.
Possuindo 55 gêneros e 850 espécies espalhadas nas regiões trópicas e subtrópicas do mundo.
O uso medicinal de M. ilicifolia é datado da década de 20 desde quando se tem algum registro escrito de sua utilização.
Segundo o uso popular acredita-se que a M.Ilicifolia possa combater várias doenças, dentre as quais podem-se destacar, gastrites e dispepsias.
Possui ações tônicas, analgésicas, anti-sépticas, cicatrizantes, diuréticas e laxativas.
Atualmente há estudos que afirmam que a M. ilicifolia apresenta, também, atividades antineoplásica e antimicrobiana (Ming et al., 1998; Pereira et al., 1992).
No caso do tratamento de úlceras e gastrites, pode ser preparada tanto na forma de emplastros de suas folhas, decocto, por infusão, como na forma de chás e extratos (Lorenzi & Matos, 2002).
A M. ilicifolia é encontrada, predominantemente na região Sul do Brasil, no interior de matas nativas e em matas ciliares.
Refere-se ao espaçamento de plantio, ou seja, à época de transplante da planta, para que esta permaneça com seus componentes em concentrações adequadas, sendo a melhor época para o transplante a primavera.
A irrigação deve ser freqüente, principalmente até os dois primeiros anos, devendo a planta ser cultivada preferencialmente à sombra. O não seguimento