arte
Nome científico:
Alpinia zerumbet (Pers.) B.L. Burtt. & R.M. Sm.
Sinonímia popular:
Falso-cardamomo, pacová, gengibre-concha, jardineira, louro-de-baiano, vindicá.
Sinonímia científica:
Alpinia cristata Griff.
Família:
Zinziberaceae
Partes usadas:
Folhas
Princípio ativo:
Óleo essencial rico em mono e sesquiterpenos com maior concentração de cineol e terpineol, flavonóides de ação antihipertensiva e kavapironas.
Propriedade terapêutica:
Antihipertensiva, traquilizante, hipotensora, diurética e antiulcerogênica, antioxidante.
Indicação terapêutica:
Aliviar a febre, contra HIV-1 integrase e enzimas neuraminidase, diabetes.
Nome em outros idiomas
Inglês: Pink porcelain lily, Shell flower, Shell ginger
Alemão: Porzellan-Ingwerlilie
Curiosidade
A planta também é conhecida por gengibre-concha (shell ginger em inglês) porque suas flores, especialmente quando em botão, se assemelham a conchas do mar.
Origem
Nativa do leste da Ásia.
Uso medicinal e ornamental
Grande erva aromática de origem asiática, é cultivada em todos os Estados do Brasil como planta medicinal. Também usada como planta ornamental em vias públicas, jardins litorâneos e compondo projeto paisagístico junto a piscinas e muros.
Contém óleo essencial rico em mono e sesquiterpenos com maior concentração de cineol e terpineol e, entre seus constituintes fixos, os mais importantes são alguns flavonóides de ação antihipertensiva e kavapironas, princípios de ação ansiolítica.
Apresenta atividade antihipertensiva e levemente tranquilizante.
Suas folhas são vendidas como chá de ervas e também são usadas para aromatizar macarrão e enrolar bolinhos de arroz. Seu chá tem propriedades hipotensora, diurética e antiulcerogênica.
A decocção de folhas tem sido usado durante o banho para aliviar a febre. As folhas e rizomas se mostraram eficazes contra o HIV-1 integrase e enzimas neuraminidase e também mostrou efeito anti-diabético através da inibição da formação de