A FILOSOFIA E A BUSCA DA VERDADE.
-SÓCRATES, a razão é capaz de alcançar a verdade.
-PLATÃO, o conhecimento tem duas distinções: “ idéia” que é a verdade e as “coisas” que são os cinco sentidos, sendo que a alma é imortal e o corpo é mortal.
- ARISTÓTELES, a verdade está no conhecimento e a essência permanece diante das mudanças. Ex: Paulo, Maria e João, eles morrem, mas a humanidade que é comum a todos permanece. Para este filosofo, o corpo e a alma estão unidos.
A FILOSOFIA MEDIEVAL. A verdade é DEUS.
FILOSOFIA MODERNA. Voltaram a valorizar a razão. As duas grandes correntes de pensamentos são:
O RACIONALISMO, o conhecimento verdadeiro deriva da razão, sem auxilio da experiência, método dedutivo.
O EMPIRISMO, para se obter conhecimento, tem que ter experiência, método indutivo. Para Kant, o conhecimento envolve dois elementos:
O SUJEITO, aquele que conhece e o
OBJETO, aquilo que é conhecido.
O NATURALISMO. É característica da idade moderna e o homem se volta para a natureza.
- NATUREZA surgiu não por ação humana, ex: Rio, peixe e nuvens etc.
- CIVILIZAÇÃO é a transformação da natureza pela ação humana, ex: cidade, jardim cultivado e literatura etc.
O ILUMINISMO quebra a tradição herdada no período medieval e surge a burguesia no século XVlll que lutou contra os nobres como é o caso da Revolução Americana e a Francesa. O principal pensador é VOLTAIRE. Segundo JEAN-JAQUES ROUSSEAU, após o aparecimento da ciência e da arte o ser humano começou a se corromper e jamais conseguiria voltar ao estado de inocência e autêntica característica do estado da natureza. Afastar o homem da civilização e aproximar o máximo da natureza são meios necessários para não se corromper. Segundo Voltaire a passagem do estado da natureza ao de civilização, os seres humanos estabeleceram “contrato social.”
POSITIVISMO
O positivismo surgiu no século XlX, inspirada pelo ILUMINISMO e a