Contrarrazões
Processo n.º________________________
____________________, devidamente qualificado nos autos em epígrafe, que lhe move a justiça pública, vem, por intermédio de sua advogada, requerer a juntada das inclusas
CONTRARRAZÕES DE APELAÇÃO
Com fundamento no artigo 5º, inciso LV, da Constituição Federativa da República Brasileira, c/c artigo 581, XV e artigo 600 do Código de Processo Penal.
Assim, requer sejam encaminhadas as presentes contrarrazões de Apelação ao egrégio Tribunal de Justiça.
Termos em que,
Pede e espera deferimento.
Local, data.
_________________________________
Advogado/OAB
CONTRARRAZÕES DA APELAÇÃO
RECORRENTE: A JUSTIÇA PÚBLICA
RECORRIDO:
PROCESSO N.
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
COLENDA CÂMARA
DOUTO PROCURADOR DE JUSTIÇA,
Com a devida vênia, não merece prosperar o presente recurso, devendo ser mantida a respeitável decisão proferida em favor do réu, pelas razões de direito a seguir expostas:
I – DO DIREITO
1 Preliminar: Apesar de gozar o Promotor de Justiça de independência funcional, o Ministério Público é uno e indivisível. Assim, o pleito ministerial não pode ser alterado em sede recursal.
Conforme o artigo 127 da Constituição Federativa da República Brasileira, caput e §1º:
“O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
§ 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.”
Diz se que o Ministério Público é uno e indivisível, artigo 2º da Lei Complementar 40, de 1981. Sendo assim, assegurado pelos princípios da invisibilidade, desta forma entende o Supremo Tribunal Federal:
“O fato de o Ministério Público deixar de oferecer denúncia contra