Uso da força policial
CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA – 2012
PADRÕES E SISTEMAS DE POLICIAMENTO
ATIVIDADADES COMPLEMENTARES – 13-05-2013
O POLICIAMENTO DA ATUALIDADE
Pode ser observado no atual processo educacional vigente, algumas críticas quanto ao desinteresse acadêmico pelas pesquisas e trabalhos relativos às instituições policiais, assim, fica a indagação da importância dos órgãos policiais no contexto social de um país. Além do mais, a concepção é de que coerção, controle e opressão, são necessários dentro de uma sociedade, porém, não são tão agradáveis. Para tanto, é de fundamental importância que se conheça o significado de “polícia”. Na conceituação de Bayley, “a palavra polícia se refere a pessoas autorizadas por um grupo para regular as relações interpessoais dentro deste grupo, através da aplicação da força física”. Pergunta-se: 1) O uso da força policial deve atingir as expectativas sociais de que maneira?
2) Para busca de respostas à atos violentos, e repugnados pela sociedade, as instituições devem utilizar o poder da polícia em que níveis?
3) Quais aspectos contribuem para o enfraquecimento das instituições de segurança pública e, conseqüentemente, o crescimento da insegurança?
Em relação ao autor supracitado, percebe-se uma certa conexão entre o poder da polícia e a criminalidade, circunstancias de grande discussão no mundo globalizado, em especial nos países em desenvolvimento, assim, afirma que quanto maior o poder da polícia, maior será o índice criminal, pois, quanto menor for a capacidade de argumentação dos cidadãos, maior será a atuação policial. Nos países pobres, iletrados e subdesenvolvidos, onde a desigualdade social aflora diante de dados pertinentes à educação, saúde, emprego e má distribuição de renda, verifica-se a presença maçante de um poder da polícia forte e incisivo.
Pergunta-se:
1) No seu entendimento, qual a importância do poder da polícia para o trato com a