Atividade 1
12/02/2012
01) Levantamento de livro didático:
a) Em meu livro didático o Humanismo é definido como um movimento de intelectuais e artistas que pretendiam estabelecer a relação com Deus e com o mundo natural, privilegiando a ação do ser humano como investigador dos mais diversos fenômenos, inclusive místicos, reinterpretando a mensagem do Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade.
b) A questão da “liberdade” não aparece de maneira expressiva neste livro, embora traga um trecho em que comenta a necessidade da burguesia se livrar do julgo da nobreza e clero, patrocinando as investidas dos humanistas.
c) Em hipótese alguma o livro traz a menção das relações entre humanistas e príncipes, apenas o comentado acima, suas relações com a burguesia, tudo aparece de forma muito superficial.
d) Existe uma imagem, uma xilogravura intitulada “músculos”, extraída do atlas de anatomia “De Humani Corporis Fabrica”, de Andreas Vesalius, de 1543, o corpo de um homem completo, mapeado. A mesma relaciona-se com o texto a partir do momento em que se frisa a valorização de estudos do corpo e o desenvolvimento de atividades físicas em aulas ministradas por humanistas em universidades da época.
e) A Escrita da História – Volume 1 – Flavio de Campos/ Regina Claro – Editora Escala – 1.a Edição – 2010. Livro voltado para os primeiros anos do colegial.
02) Questão: Ao estabelecer uma posição central para o homem em relação ao mundo e o poder exercido por suas ações, os Humanistas vão gradativamente romper com pontos tradicionais de uma época, principalmente em relação à Igreja, fazendo com que suas produções e reflexos, alimentassem um espirito renovador dentro das sociedades, servindo como trampolim para os anseios da emergente classe burguesa, que enxergavam nos mesmos uma maneira de projetar-se como vanguarda, resgatando valores ou temas da era clássica greco-romana, porém mantendo o “status quo” e maneira de