Técnico em Edificações
Instituto Politécnico – Curso de Engenharia Civil
4º Relatório – Prática: Construção de curvas de bombas centrífugas – 22/04/2014
Questão 01: Descreva os procedimentos adotados.
As bombas centrifugas são bombas capazes de trabalhar com sensível variação de vazão, de pressão e de rotação. Elas relacionam a vazão recalcada com a altura manométrica alcançada, com a potência absorvida, com o rendimento e, às vezes, com a altura máxima de sucção.
Após a introdução dos conhecimentos prévios teóricos, a prática foi conduzida em uma bancada constituída por um circuito hidráulico fechado, possuindo, além da bomba a ser ensaiada e da fonte de acionamento, os seguintes equipamentos e aparelhos:
Equipamento para fazer variar e medir a rotação de acionamento da bomba;
Aparelho para regulagem da vazão;
Aparelho para medição da potência e força necessária ao acionamento;
Manômetro para leitura da Hman
Aparelho para leitura da altura da água com relação à soleira
Foram fixadas três rotações nos valores de 750 rpm, 1500 rpm e 2250 rpm admitindo-se uma variação de +/- 2. Para cada valor fixado seriam feitas cinco leituras alternando a vazão.
Após zerar a bomba na primeira rotação foram feitas as leituras de Altura da coluna d’água com relação à soleira (H), leitura do manômetro e Força no eixo (F). Após finalizar cada leitura foi feita a variação da vazão, regulada através do registro de recalque, e o ajuste da rotação para o valor pré definido com a variação limite admitida. Após os ajustes foram feitas as novas leituras. Foi considerada a altura inicial em relação à soleira (H) de cada rotação igual à zero.
Foram anotados os valores na ficha da folha de teste da bomba e com ela foram calculados os demais dados como altura manométrica, vazão recalcada, potencia útil e no eixo para enfim determinarmos o rendimento total da bomba em cada variação de vazão e em cada rotação.
Questão 02: Realize os cálculos