Ativ de pesquisa
Esta pesquisa foi elaborada a fim de conhecer as características das tendências pedagógicas existentes e como elas refletem na prática escolar brasileira.
A prática docente sofre mudanças de acordo com as condições sociopolíticas do momento e isso implica na concepção do homem e da sociedade. Sendo assim, como justificativa ao modo em que o professor realiza o seu trabalho na escola, está diretamente ligada às tendências utilizadas, explicita ou implicitamente.
Segundo Libâneo (1982), é de grande importância que os professores conheçam as diferentes tendências e não sigam apenas um método de ensino. Essas tendências não são eficazes sozinhas, sabendo que elas por ora se complementam ou divergem umas das outras.
2. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
Conforme afirma Luckesi (1994), é necessário compreender a relação entre a pedagogia e filosofia e também as perspectivas entre educação e sociedade. São três as tendências que interpretam o papel da educação na sociedade: Educação Redentora, Educação Reprodutora e Educação Transformadora da Sociedade. Porém, existem as concepções pedagógicas propriamente ditas, que são as tendências teóricas que existem para a compreensão e orientação da prática educacional. Segundo o autor, a primeira é otimista, crença de que a educação pode exercer domínio sobre a sociedade (pedagogias liberais). A segunda é pessimista, acredita na educação apenas como reprodutora de um modelo social existente, enquanto a terceira tendência possui uma postura crítica às duas anteriores, vai de encontro ao “otimismo ilusório” e ao “pessimismo imobilizador” (pedagogias progressivistas).
Para Libâneo (1982), as tendências pedagógicas se completam entre si, não são exclusivas, nem puras. Em alguns casos se complementam, em outros, divergem. Deste modo, a classificação das tendências e sua descrição funcionam como um instrumento para que o professor analise e avalie sua prática de sala de aula. O teórico organiza as