natação princípios
AINSWORTH,B.E. , HASKELLL,W.L. , LEON,A.S. , JACOBS JR.,D.R. , MONTOYE,H.J. , SALLIS, J.F. and PAFFENBARGER JR., R.S. Compendium of Physical Activities: classification of energy costs of human physical activities. Med. Sci. Sport. Exerc. 25(1): 71-80, 1993.
Tradução : Profa. Danusa Dias Soares
Adaptação : Profa. Danusa Dias Soares e Prof. Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues.
RESUMO: Um esquema de codificação é apresentado para classificar a atividade física de acordo com a taxa de gasto energético, isto é, de acordo com sua intensidade. O custo energético foi estabelecido baseando-se em uma revisão de dados publicados e não publicados. Este esquema de códificação utiliza cinco dígitos que classificam a atividade de acordo com seu propósito (por exemplo: esporte, ocupacional, auto-manutenção), tipo específico de atividade e sua intensidade enquanto taxa de trabalho metabólico em relação à taxa metabolica de repouso (METs). O gasto energético em quilocalorias ou quilocalorias por quilograma de peso corporal, podem ser estimadas para todas as atividades, atividades específicas ou tipos de atividades. O uso generalizado deste sistema de codificação poderá aumentar a comparabilidade dos resultados de estudos que apresentam dados referentes ao custo calórico de atividades físicas.
CÁLCULO DO CUSTO ENERGÉTICO :
Os valores do gasto energético podem ser expressos em Kcal. Kg-1 . h-1 ; Kcal.min-1 ; Kcal. h-1 ou Kcal . 24 h-1. A maneira mais precisa para determinar o gasto calórico em quilocalorias de uma atividade, é medindo-se o gasto calórico (Kcal) durante o repouso (isto é, a taxa metabólica basal = TMB ) e multiplicá-la pelos valores de MET listados neste Compêndio. Uma vez que a TMB é próxima de 1 Kcal. Kg-1 . h-1, os custos energéticos das atividades podem ser expressos como múltiplos da TMB. Multiplicando-se o peso corporal