Contabilidade
INTRODUÇÃO 03
DESENVOLVIMENTO 04
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é uma das ciências mais antigas estudadas pelo homem e sempre foi utilizada como instrumento de aplicação prática. Como toda ciência, a Contabilidade também recebeu uma série de influências de estudiosos, cientistas e pesquisadores.
Tem como finalidade, mostrar a situação da empresa para as pessoas interessadas nestas informações. Essas pessoas estão ligadas diretamente ou indiretamente à empresa.
Como pessoas diretamente ligadas a essas informações estão, os sócios, acionistas e proprietários, que buscam saber qual a rentabilidade e segurança em seus investimentos dentro da empresa. Os administradores, diretores e executivos que são as pessoas responsáveis pelas tomadas de decisões, Também são beneficiados, pois assim podem colher informações que possam ajudar. Já as pessoas que estão ligadas indiretamente às empresas, existem as instituições financeiras, Governo, autarquias, etc., que buscam colher informações necessárias para a verificação das condições em que a determinada empresa se encontra.
Não são somente as pessoas jurídicas que usufruem da Contabilidade, a pessoas físicas, através de conhecimentos básicos, podem ter um controle e um bom equilíbrio nos orçamentos domésticos.
DESENVOLVIMENTO
A história da contabilidade é tão antiga quanto a historia da civilização, originou-se com a necessidade de registros do comercio, conforme o homem obtinha dinheiro passou a querer mensurar seus ganhos e como fazer para aumentar suas posses. Um pensamento que tinha visão no futuro, os primeiros registros tinham por finalidade conhecer suas possibilidades de uso, consumo e produção.
A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a