Atentos
É evidente que o entrevistador sabe que você escolheu a dedo a roupa, a maquiagem, os acessórios. Mas ele quer testar sua desenvoltura, checar se trata com distanciamento um assunto pessoal e avaliar sua preocupação em se adaptar aos padrões da empresa. Quer marcar um ponto daqueles? Então responda algo na linha: "Procurei me informar sobre a maneira como as pessoas se vestem aqui e optei por algo que combina com a imagem da empresa e que faz com que eu me sinta bem".
2. De que forma você gostaria que eu comunicasse sua demissão caso isso viesse a acontecer?
Nesse ponto você terá de se defrontar com uma situação imaginária, mas com possibilidades de acontecer. Mesmo funcionários brilhantes podem perder o emprego. O entrevistador quer avaliar seu equilíbrio emocional. Ao menos na teoria. Bem, peça a ele que a demita com profissionalismo, de preferência expondo os motivos da decisão e assinalando os possíveis erros cometidos.
3. Fale um pouco de você
Utilize o tempo de forma racional mesclando aspectos profissionais com pessoais sem ferir a privacidade. Tente ser objetiva - nada de contar sua história desde o nascimento. É importante fazer algumas pausas para dar chance ao entrevistador de interrompê-la e colocar novas perguntas na conversa. O ideal é não gastar mais de 3 minutos.
4. O que você pretende estar fazendo daqui a cinco anos?
É hora de ter na ponta da língua um objetivo claro, nem que seja para mudá-lo no ano que vem. E pense, sim, em respostas adequadas a cada tipo de empresa. As tradicionais preferem ouvir que você tem a intenção de ocupar um alto posto, sempre executando um bom trabalho - não só daqui a cinco como daqui a trinta anos. Se for uma companhia mais moderna, jogue o foco na ideia de disponibilidade. "Estarei onde a empresa