Brasil
Em 1º de julho de 1994 passou a vigorar a nova moeda do país, o Real Um Real era o equivalente a Um Dólar.
Outra iniciativa de destaque de Fernando Henrique foi privatizar empresas estatais, como a Vale do Rio Doce e Sistema Telebrás. Enfrentou muitas críticas de vários setores da sociedade, principalmente de partidos de oposição, como o PT
Em 1997, foi aprovada pelo Congresso uma emenda constitucional permitindo a reeleição para cargos executivos: Presidente da República, Governadores e Prefeitos. Manobra política que o beneficiaria nas eleições de 1998.
Fernando Henrique conseguiu se reeleger, em 1998. Disputou a eleição e venceu novamente no primeiro turno.
Para piorar, uma crise internacional atingiu o Brasil no início de 1999. Os investidores, receosos, tiraram bilhões de dólares do Brasil.
Em 2001, o governo se viu abalado novamente, desta vez com uma crise política. Três Senadores da base aliada foram desmascarados com uma série de denúncias e acabaram renunciando ao mandato, são eles: Jader Barbalho, Antonio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda.
Ainda em 2001, ocorreu o chamado “apagão”. Foi uma crise nacional que afetou o fornecimento e a distribuição de energia elétrica. A população teve que reduzir o consumo de energia. Foi estipulada uma meta mínima de consumo, que todos deveriam cumprir: residências, indústrias, comércio, etc.
Durante o segundo mandato, FHC somente “administrou” as crises em seu governo $Em 2002, houve eleições presidaenciis, mas poucas vezes Fernando Henrique apareceu ao lado do candidato do governo, José Serra.
Os principais candidatos à Presidente foram: Luís Inácio Lula da Silva, José Serra, Ciro Gomes e Antony Garotinho. Lula foi eleito no segundo turno, derrotando Johsé Serra.