Platão
Platão
foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga. Platão fundou a Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C.
Inicialmente, Platão entusiasmou-se com a filosofia de Crátilo, um seguidor de Heráclito. No entanto, por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até a morte deste.
Pensamento Platônico
Platão acreditava que o homem estava em contato com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira não muda. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos. o foco de Platão são coisas como o ser humano, o bem ou a justiça. Platão passou a ideia de que as pessoas tem características diferentes, tamanho, peso,cor, pensamento e tudo, mas todos eram humanos.
O problema que Platão propõe-se a resolver é a tensão entre Heráclito e Parmênides: para o primeiro, o ser é a mudança, tudo está em constante movimento e é uma ilusão a estaticidade, ou a permanência de qualquer coisa; para o segundo, o movimento é que é uma ilusão, pois algo que é não pode deixar de ser e algo que não é, não pode passar a ser; assim, não há mudança.
Por exemplo, o que faz com que determinada árvore seja ela mesma desde o estágio de semente até morrer, e o que faz com que ela seja tão árvore quanto outra de outra espécie, com características tão diferentes? Há aqui uma mudança, tanto da árvore em relação a si mesma (com o passar do tempo ela cresce) quanto da árvore em relação a outra. Para Heráclito, a árvore está sempre mudando e nunca é a mesma, e para Parmênides, ela nunca muda, é sempre a mesma e sua mudança é uma ilusão . Platão resolveu tudo com sua teoria das ideias. Ele também criou a teoria do