ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
ANA KELI QUINTANA ARCE
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
BELA VISTA, MS
2014
ANA KELI QUINTANA ARCE
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Texto, apresentado à disciplina de Libras, para fins de avaliação parcial, sob a orientação da prof (a): Raquel Saes Quiles, e da tutora a distância: Alice Felisberto da Silva, no curso de Pedagogia, modalidade a distância, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
BELA VISTA, MS
2014
SUMÁRIO
1 ATIVIDADE A
3
REFERÊNCIAS
4
1. ATIVIDADE A
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Segundo Quiles (2010, p. 77), O ensino de Libras tem sua história marcada pelo atendimento educacional às pessoas com surdez, pela via dos procedimentos didáticos especiais.
Resultando em um entendimento, que somente o saber pedagógico especializado seria capaz de viabilizar as respostas necessárias ao ensino e à aprendizagem desses alunos.
Segundo Ross (1998) “A escola é o local onde as crianças surdas têm a possibilidade de vivenciar diferentes situações e, dessa forma, elaborar novos conceitos e mecanismos de ação”.
Dessa forma,
[...] suas potencialidades [de indivíduos normais] são fruto de experiências que foram acumuladas ao longo dos anos, obtidas tanto no âmbito da educação formal quanto na esfera da prática social mais ampla. As limitações relativas às necessidades de comunicação e intercâmbio com o mundo natural e social dos portadores de uma distinção biológica-físico sensorial, nessa linha de raciocínio, não são decorrentes de uma incapacidade inata, mas simplesmente de uma potencialidade não desenvolvida em decorrência de uma carência de recursos educativos e outras mediações histórico-sociais (ROSS, 1998, p.79).
Novas formas de compreender a deficiência são desenvolvidas ao longo dos