Atendimento educacional especializado (AEE): uma construção possível.
Curso de Atendimento Educacional Especializado 8ª Edição, Turma 52
Moodle Presencial da UFSM.
Relato Documentado: Atendimento educacional especializado (AEE): uma construção possível.
Autor: Elenir Santana Moreira
Orientador: Simaia Zancan Ristow
Tutor:Liane Cipolatt
Este texto, em forma de relato pessoal sobre a minha experiência, vem ao encontro com o meu sentimento da necessidade de compartilhar algumas reflexões vividas, no contexto das escolas que trabalho e se denominam inclusivas.
Este relato pessoal, também nos possibilita uma reflexão interna e ao mesmo tempo externa, de como os nossos alunos, com ou sem Atendimento educacional especializado (NEE), que são seres eminentemente sociais, tomam o “outro” como ponto de partida para expressar suas ideias, desejos, opiniões e tudo que lhe é relevante. A finalidade desta marca discursiva, visa trazer de forma peculiar fatos importante relacionados ao cotidiano da escola, marcados por reflexões e ações conjuntas, que visão uma inclusão real do aluno com NEE.
Embora seja professora de Educação Especial há mais de 20 (vinte) anos, este é o meu primeiro curso inteiramente on-line que participo.
Quando vi a publicação deste curso no Diário Oficial do meu município (Campinas – SP) fiquei interessada pela parte programática e também pela universidade que estava oferecendo, pois com a idade que estou hoje, já faço uma seleção critica (considerando a qualidade) dos cursos que quero participar.
Já participei de diversos processos formativos na área educação especial e/ou da educação inclusiva, pois considero fundamental estar estudando e repensando a minha prática e o meu papel na educação que vai além de um detentor do conteúdo. Acredito também que podemos fazer a diferença e possibilitarmos ao aluno novas oportunidade de aprendizagens. O momento atual que as escolas vivenciam referente à inclusão dos alunos com NEE, solicita