dasdsadas
Cliente Interno
Relações Interpessoais
Orientadora: Dra. Teresa Cardoso
TRABALHO REALIZADO POR:
Francisco Faria, Pedro Silva
André Portela e Miguel Pereira
Índice
Noção de cliente Interno ......................................................................pág.4
Endomarketing ....................................................................................pág.5
Gestão do Cliente Interno - Marketing Interno ......................................pág.7
Web grafia.............................................................................................pág.8
NOÇÃO DE CLIENTE INTERNO
Até à relativamente vinte anos atrás o marketing preocupava-se somente com questões como o conhecimento e adaptação do valor criado , pensando somente nos clientes externos. basicamente estava centrado na atração, captação e aquisição de novos clientes externos. Só na década de 90 se começou a pensar o cliente numa perspetiva mais alargada Neste novo paradigma, as organizações orientam e dirigem os seus relacionamentos em função da importância que o capital humanos interno da empresa (fornecedores , clientes internos , acionistas, colaboradores , etc.), têm para o alcance dos seus objetivos estratégicos. Nesta perspetiva, as organizações configuram-se em constelações hiereraquias , centrando as práticas de gestão na satisfação das necessidades e prioridades dos seus constituintes .
Em consequência, a empresa deve conceber empregos mais atrativos, tratando os colaboradores como clientes internos, na expectativa de que eles façam o um desempenho melhorado das suas atribuições profisssionais.
Este tipo de cultura orientada para pessoas , com vista a uma gestão eficaz dos vários constituintes é a essência do sucesso e eficácia de qualquer sistema organizacional , seja qual for o sector de atividade, dimensão e contexto de mudança.