Atendimento de uma criança autista
O presente relatório se trata do Estágio de Educação Especial, disciplina obrigatória da 8ª etapa do curso de Psicologia. Este estágio tem com função mostrar para os alunos como é a prática do psicólogo com crianças com necessidades especiais. Durante os atendimentos é identificado as maiores necessidades a serem trabalhadas, e estas são discutidas durante as aulas de supervisão e supervisionadas.
1.1.Deficiência Mental
A deficiência mental pode ser diagnosticada nos primeiros anos de vida, mas ás vezes somente é detectada quando a criança começa a freqüentar a escola, pois estas costumam apresentar atrasos na aquisição das habilidades motoras e conhecimentos típicos para sua idade cronológica. (JENARO, C; VERDUGO, M.A. 2007)
De acordo com DSM-IV-TR, pode ser especificados quatro graus de retardo metal de acordo com o nível de limitação intelectual:
Grau Leve, que inclui a maioria das pessoas afetadas pelo transtorno, essas pessoas costumam desenvolver habilidades sociais e de comunicação durante os anos pré-escolares. As dificuldades de aprendizagem podem ser específicas de uma área, mas geralmente aparecem em diferentes matérias. Costumam adquirir habilidades sociais e profissionais adequadas para uma autonomia mínima, mas podem precisar de supervisão. São capazes de obter e manter o emprego e tornar-se economicamente auto-suficientes. (JENARO, C; VERDUGO, M.A. 2007)
Grau moderado, onde podem ter uma formação profissional e a atender seu próprio cuidado pessoal. Podem também se beneficiar de um treinamento em habilidades sociais e profissionais, mas é improvável que progridam além dos conteúdos básicos em matérias escolares. Adaptam-se bem a vida em comunidade, embora possam requerem também apoio para a vida independente. (JENARO, C; VERDUGO, M.A. 2007)
Grau grave, a necessidade de apoio extenso e generalizado em pessoas com esse nível de deficiência costuma estar, em muitos casos, relacionada com problemas de saúde ou físicos.