atendimento ao idosos
A criação do atendimento domiciliar;
Home Care;
Por que é melhor para o paciente idoso ser tratado em casa?
Disciplina: Processo do cuidar I
05 de novembro de 2012 – Niterói - RJ
O Atendimento
Domiciliar
ao Idoso
A criação do atendimento domiciliar ao idoso O atendimento domiciliar (AD) no Brasil é recente, começando A crescer no século XX. Em 1949 foi criado o Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência, chamado SAMDU. Esse serviço contribui para a melhoria dos leitos hospitalares, do atendimento ambulatorial e para a comodidade da família e do paciente idoso, tendo a redução de custos. Esse atendimento ocorre tanto no setor público com no privado.
O objetivo da criação do atendimento domiciliar é para diminuição de pacientes internados de baixo risco de saúde na intenção de aumentar o número de leitos disponíveis nos hospitais e diminuição dos custos.
Home Care O termo atendimento domiciliar é usado no sentido amplo do home care, agindo em vários serviços de saúde no domicilio e destinados ao suporte terapêutico do paciente idoso. Esses serviços de alguns cuidados pessoas, (higiene intima, alimentação, banho, locomoção e vestuário) Cuidados com a administração de medicamentos e realização de curativos até o uso de alta tecnologia hospitalar como nutrição enteral/parenteral, dialise, quimioterapia entre outros, com serviço médio e de enfermagem 24 horas por dia.
Também está incluído nesse conceito o suporte comunitário que incluem voluntários, transporte para a realização de tarefas externas, como ida ao banco ou a uma farmácia.
Por que é melhor para o paciente idoso ser tratado em casa?
A pouco tempo atrás os pacientes eram