Humanização no atendimento ao idoso
Salvador é a cidade mais antiga do Brasil, sua população estimada é de 2.675.656 habitantes, sendo considerada a cidade mais populosa da região Nordeste e tendo como ponto forte na sua economia o turismo. É também o principal centro de referência na área da saúde tanto para os moradores da capital como do interior.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é o conjunto de serviços de urgência 24 horas da Rede de Atenção às Urgências. “A UPA 24h é o estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família e a Rede Hospitalar, devendo com estas compor uma rede organizada de atenção às urgências Elas devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração da rede de atenção às urgências, as ações a serem desenvolvidas constarão no Plano de Ação Regional de Atenção às Urgências.” Art. 1º § 1º Portaria 1.601 , 07/07/2011.
Segundo a Portaria 1.601 07/07/2011, é de competências das UPAs prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.
Fatores como o crescimento populacional e a expansão da cidade de Salvador geram grande demanda e oferta insuficiente de leitos nos hospitais de emergência do estado da Bahia localizados em Salvador. A implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) reduzirá o excesso de demanda e a falta de leitos de retaguarda na emergência do Hospital.
Desta forma a implantação da UPA 24h será no Distrito Cabula/Beiru próximo ao estabelecimento de saúde Hospital Geral Roberto Santos, visando diminuir a sobrecarga dos hospitais realizando atendimento de média complexidade, sendo que este atendimento tem uma parceira