Ataque cardíaco
O ataque cardíaco, cientificamente chamado de infarto agudo do miocárdio, é caracterizado pela morte de parte do tecido que forma o coração, que geralmente é causado pelo entupimento das artérias devido ao processo da aterosclerose. Seus principal sintoma é a dor no peito em forma de pontada ou facada, mas por vezes o indivíduo pode apresentar quadros de tonturas meses antes do ataque cardíaco acontecer.
Sintomas de uma ataque cardíaco
Os sintomas de um ataque cardíaco incluem:
Dor no peito, que irradia para o braço, pescoço ou costas;
Sensação de enjoo e por vezes de dor de estômago ou má digestão,
Falta de ar;
Palidez;
Suor frio;
Tontura e
Dor de cabeça.
Outros sintomas prévios que também podem indicar um infarto são:
Dor de estômago, em forma de aperto, como se tivesse um peso em cima;
Dor nas costas;
Sensação de gases no estômago;
Enjoo;
Mal estar;
Falta de ar;
Tosse e
Desmaio.
Estes sintomas podem surgir alguns dias antes do ataque cardíaco ou surgir de forma repentina e ir piorando progressivamente.
Em caso de suspeita de um ataque cardíaco, deve-se chamar uma ambulância ligando para o número 192 (SAMU).
Causas do ataque cardíaco
O ataque cardíaco pode ser proporcionado por situações de stress ou excesso de exercício físico, mas geralmente ele deve-se ao entupimento das artérias que irrigam o coração.
Diagnóstico do ataque cardíaco
O diagnóstico de um ataque cardíaco pode ser feito pelo médico após a observação dos seus sinais e sintomas. O médico deverá solicitar exames para verificar o funcionamento do coração, e se identificar o ataque cardíaco antecipadamente poderá prescrever medicamentos que dissolvam o coágulo que está impedindo a passagem de sangue para o coração.
Tratamento para ataque cardíaco
O tratamento após um ataque cardíaco é fundamental para garantir a vida do indivíduo, e por isso, o médico poderá receitar a toma de medicamentos para facilitar a passagem de sangue para o coração