AT S FUNDAMENTOS ETAPA FINAL
RESUMO: Este artigo visa nos mostrar institucionalização do Serviço Social, como especialização do trabalho ocorre nos anos 20 e 30, sobre influência católica. A assistência Social no Brasil surge nos primórdios dos anos trinta com uma burguesia em ascensão. O país estava num processo e início de industrialização e com forte tendência de desenvolvimento econômico, social, político e cultural. E com esse crescimento da burguesia ocorre no Brasil um aprofundamento do capitalismo.
Palavras chave: institucionalização, perfis pedagógicos e contemporaneidade.
ABSTRACT: This article aims to show the institutionalization of Social Services, as specialization of labor occurs in the 20s and 30s on Catholic influence. The Social Assistance in Brazil emerges in the early thirties with a rising bourgeoisie. The country was in the process of industrialization and early with a strong tendency of economic, social, political and cultural development. And with this growth of the bourgeoisie is in Brazil a deepening of capitalism.
Keywords: institutionalization, educational profiles and contemporary
INTRODUÇÃO
Com o aprofundamento do capitalismo, ocorre também o crescimento da desigualdade social, e esta atualmente permanece no cotidiano da sociedade mais radical do que nunca e acentuando ainda mais a questão social. O capitalismo nada mais é que a história das classes sociais, sendo a forma mais injusta de política que já existiu, motivo onde se gestou o Serviço Social.
O Assistente Social esta num nível psicossocial e desenvolve uma dimensão educacional ao se ocupar e descobrir a responsabilidade de cada papel executado no processo do desenvolvimento brasileiro, com uma pedagogia voltada para a melhoria das classes subalternas.
1. Institucionalização do Serviço Social
O Serviço Social surge na década de 1930, na chamada “Era Getúlio Vargas”, vinculado a Igreja.
Em 1932, surge o CEAS com o curso intensivo de Formação Social