Sociologia
Pontos desfavoráveis: as cotas para o ingresso dos negros nas universidades públicas, na verdade representam aquilo que sobrou do banquete, que continuará sendo servido à elite, ou seja, os negros ficarão com as vagas que sobrarem dos brancos.
2- Colonização, escambo e catequese remontam o processo de formação da sociedade atual, a partir da colonização do Brasil que envolvia trocas feitas com os índios ou negros visando a exploração da cultura destes povos. Podemos perceber que ainda subsiste, atualmente, na cultura politica dominante. O escambo continuam como troca de favores entre políticos, empresários etc. Também é parecido, quando, devido aos maus tratos, escravidão sofrida e falta de oportunidade aos negros, na tentativa de recompensá-los, criaram, por exemplo, as cotas nas universidades para o negros e descendentes.
Quanto à colonização percebe-se que a tentativa de dominação permanece. Assim, aquele assimilou o que é considerado bem ajustado e correto é aceito pela sociedade. O individuo que não se conforma com as regras é excluído. À época da colonização, com a catequese os padres jesuítas tentavam impor padrões de conduta. Os intelectuais, brancos, quando falavam para os escravos, se comunicavam como se fossem seres superiores. Hoje pode se ver também os brancos, muitas vezes querendo mandar nos negros mesmo que involuntariamente.
Assim os intelectuais assumem o papel de jesuítas modernos como se fossem donos de um conhecimento superior.
3- Na definição da família patriarcal, se tem uma família em grande número composta não só do núcleo conjugal e de seus filhos, mas inclui um grande número de criados, parentes e escravos, submetidos ao poder absoluto do chefe da casa, que era, ao mesmo tempo, marido, pai,