Astecas
HISTÓRIA
POVO ASTECA
Foi uma civilização mesoamericana, précolombiana, que se desenvolveu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México.
Era um povo guerreiro. Fundaram no século
XIV a importante cidade de Tenochtitlán
(atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. Na sucessão de povos mesoamericanos que deram origem a essa civilização destacam-se os toltecas, por suas conquistas civilizatórias, florescendo entre o século X e o século
XII seguidos pelos chichimecas imediatamente anteriores e praticamente fundadores do Império Asteca com a queda do Império Tolteca. Os astecas foram derrotados e sua civilização destruída pelos conquistadores espanhóis, comandados por Hernán Cortez.
O idioma asteca era o náuatle (nahuatl).
LOCALIDADE ASTECA
HABITAVAM A REGIÃO NOROESTE DO MÉXICO, REGIÃO CONHECIDA COMO
ASTLÁN, DAÍ A VARIAÇÃO DO NOME "ASTECA". LENDAS RETRATAM QUE A
ORIGEM DE PARTE DO POVO ASTECA ESTARIA LIGADA A SETE CAVERNAS
EXISTENTES A NOROESTE DA CIDADE DO MÉXICO, ENQUANTO NA MAIORIA
DOS LIVROS ATUAIS OS REGISTROS SÃO DE QUE OS ASTECAS NÃO SE
ORIGINARAM NO MÉXICO, MAS SIM MIGRARAM PARA AQUELA REGIÃO.
ECONOMIA
É impressionante saber o quanto avançados eram. Um bom exemplo é sua organização econômica baseada na agricultura e pesca, porém usava uma moeda pouco tradicional, o cacau, de imenso valor. A civilização asteca tinha sua economia baseada na agricultura e no comércio a base de trocas. O controle dos alimentos era feito por fiscais que impediam a venda de produtos estragados.
A economia dos astecas tinha como principal atividade a agricultura. Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata. Também cultivavam frutas como, por exemplo, abacaxi, maracujá e banana.
Os astecas usavam técnicas agrícolas avançadas para a época. Construíram complexos sistemas de irrigação do solo e obras