Insuficiência Respiratória
INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA
Nome: Amanda Ataide Nogueira Nº03
Profº Marilene
Guarujá
2014
DEFINIÇÃO
A insuficiência respiratória é uma condição na qual oxigênio não passa dos pulmões para o sangue em quantidades suficientes. Os órgãos do corpo, como coração e cérebro, precisam de sangue rico em oxigênio para funcionar bem. Insuficiência respiratória também pode ocorrer se os pulmões não conseguirem remover apropriadamente dióxido de carbono do sangue. Muito dióxido de carbono no sangue pode danificar os órgãos do corpo. Ambos problemas - pouco nível de oxigênio no sangue ou alto de dióxido de carbono - podem ocorrer ao mesmo tempo.
CAUSAS DA INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA
Algumas possíveis causas da insuficiência respiratória são:
Aspiração de pequenos objetos ou vômito:
Pneumonia
Atelectasia
Asma grave
Pneumotórax
Uso de medicamentos depressores do Sistema Nervoso Central:
Infarto
Hemorragia
Tumores
Apneia do sono ou outras
CLASSIFICAÇÃO A IR, classicamente, é classificada em tipo I (hipoxêmica) e tipo II (hipercápnica). Uma lista de causas selecionadas de IR está contida na Tabela I.
Na IR tipo I, também chamada de alvéolo capilar, os distúrbios fisiopatológicos levam à instalação de hipoxemia, mas a ventilação está mantida.
Caracteriza-se, portanto, pela presença de quedas daPaO2 com valores normais ou reduzidos da PaCO2.Nesses casos observa-se elevação do gradiente alvéolo arterial de oxigênio devido a distúrbios da relação V/Q. Compreende doenças que afetam, primariamente, vasos, alvéolos e interstício pulmonar. Exemplo dessas condições seriam casos de pneumonias extensas ou da síndrome da insuficiência respiratória aguda (SARA). Nos casos de IR tipo II, ocorre elevação dos níveis de gás carbônico por falência ventilatória. Além disso, também é comum hipoxemia em pacientes, respirando ar ambiente. Esse tipo de IR também é chamado de insuficiência ventilatória. Pode