Formação de Cartel
Módulo: Módulo 4
Atividade: Análise de VPL e TIR
Título: Vantagens e desvantagens do VPL e da TIR
Aluno: Paulo Nascimento de Souza
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 043N
Introdução
A análise de projetos de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Os projetos de investimentos envolvem um conjunto de técnicas que buscam determinar sua viabilidade econômica e financeira, considerando uma determinada Taxa Mínima de Atratividade (TMA).
Desta forma, normalmente esses parâmetros são medidos pelo Payback (prazo de retorno do investimento inicial), pela TIR (Taxa Interna de Retorno) e/ou pelo VPL (Valor Presente Líquido).
Este trabalho tem como objetivo apresentar as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR, como critérios para análise de projetos de investimentos.
Justificativa
Esta pesquisa justifica-se de maneira a corroborar e/ou gerar novos conhecimentos sobre o tema. Ressaltar a importância de projetos de investimentos exercidos no Brasil.
Esta atividade pretende apresentar as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR.
Desenvolvimento
O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.
O Valor Presente Líquido (VPL) é a ferramenta mais utilizada pelas grandes empresas na análise de investimentos (COPELAND, 2005), sendo definido como o somatório do valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa. Esse método desconta os fluxos de caixa do projeto que está sendo avaliada a uma determinada taxa, estipulada pelos shareholders. Essa taxa, usualmente chamada de taxa de desconto, é o retorno