preparo de superficies
Sob o ponto de vista industrial, o ferro e o aço-carbono assumem primordial importância, simultaneamente carecem de proteção contra a corrosão, o filme do produto da oxidação que se forma corrosão, o filme do produto da oxidação que se forma em sua superfície, seja em meios atmosféricos , seja em ambientes químicas, é o oposto dos filmes auto protetores encontrados, em outros materiais metálicos, é de formação descontínua, permeável, com tendência a crescer indefinidamente até a completa degradação do material metálico.
A limpeza e a preparação da superfície é uma das etapas mais importantes para que um revestimento apresente o desempenho esperado esta etapa visa, basicamente, remover os contaminantes da superfície e criar condições para que proporcionem aderência satisfatória aos revestimentos.
Pode-se afirmar que não existe um tratamento preparatório de superfícies metálica de caráter universal. São diversas as variedades, tipo do metal, fim a que se destina, condições econômicas, além da quantidade e qualidade das impurezas ou sujidades a serem removidas
1-impurezas: para a aplicação de um revestimento, faz-se necessário a remoção de impurezas que possam provocar falhas no revestimento aplicado e promover aderência de revestimento ao substrato, pode-se definir impureza ou sujidades as substancias encontradas na superfície e que podem interferir.
As impurezas podem ser assim classificadas:
A) Oleosa; óleos minerais, óleos graxos, emulsões etc.
B) Semissólida; no desengraxa mento alcalino a quente, principalmente em processos por jateamento, essas sujidades (graxas, ceres, sabões) não