Assírios
Os descendentes dos assírios ainda habitam a região nos dias de hoje, formando uma minoria cristã no Iraque.1 2
Durante o Antigo Período Assírio (do século XX a.C. ao século XV a.C.), Assur controlou a maior parte da Alta Mesopotâmia. No Período Assírio Médio (do século XV a.C. ao século X a.C.) a sua influência declinou, e só foi reconquistada posteriormente, após uma série de conquistas. O Império Neo-Assírio do início da Idade do Ferro (911 a.C.-612 a.C.) expandiu-se ainda mais, e sob Assurbanípal (c. 668 a.C. - 627 a.C.) controlou, por algumas décadas, todo o Crescente Fértil, bem como o Egito, antes de sucumbir à expansão neo-babilônia e, posteriormente, persa.
Civilização Assíria[editar | editar código-fonte]
A Assíria é o antigo reino de Assur (Ashur), país da Ásia, localizado ao norte da Mesopotâmia a partir da fronteira norte do atual Iraque, que surge juntamente com Elam e Mari no alto Tigre, quando obtêm, em 1950 a.C., a independência de Ur III.
O grande Império Assírio vem logo após o enfraquecimento do antigo império da Babilônia. Vindos do Norte, conquistaram toda a região da Mesopotâmia por volta do século XII a.C. Estima-se que existia desde o século IX a.C. Era um povo guerreiro com um exército forte e muito bem organizado, o que o ajudou a manter o poder do reino unificado. Sua capital era a cidade de Nínive. Devido às revoltas internas e à pressão externa o