Povo assírio
POVO ASSÍRIO Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. Com estas atitudes, tiveram que enfrentar uma série de revoltas populares nas regiões que conquistavam.
Entre a Ásia, a África e Europa, uma região fertilizada pelas inundações periódicas de dois grandes rios viveram muitos povos que foram obrigados a desenvolver obras de engenharia. Para coordenar sua realização surgiu o Estado. Essa região foi chamada Mesopotâmia e dominada, sucessivamente pelos sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.No século VIII a.C., os amoritas foram dominados pelos assírios, que haviam desenvolvido um poderoso exército usando armas de ferro, carros de combate e aríetes. Além da Mesopotâmia, dominaram a Síria, Fenícia, Palestina e Egito. Em 612 a.C., foram vencidos por uma aliança entre caldeus e medos.
Arquitetura
Na Mesopotâmia, região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates (atual Iraque), desenvolveram-se várias civilizações com estilos arquitetônicos variados e peculiares.
Em 1.000 a.C., a arquitetura atingiu grande esplendor entre os assírios: usavam largos pórticos sustentados por colunas de madeira, com bases ricamente ornamentadas, a cujos lados colocavam pesadas esculturas de animais. Os babilônios, que depois dos assírios dominaram a Mesopotâmia, conservaram os elementos assírios, do mesmo modo que os persas.
Este edifício é um imponente palácio assírio, com suas ameias feito degraus, sua decoração em tijolos esmaltados de várias cores - especialmente amarelo e azul, como era característico do estilo arquitetônico daquela civilização.
O zigurate foi