O Império Assírio
Fabíola Mathias
Professor- Robson Heinzen
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (HID0172) – Prática do Módulo II
03/07/12
RESUMO
Uma Antiga civilização sumeriana se fixou perto do curso superior do rio Tigre e ali se miscigenou com outros povos migrantes. Desta fusão resultou um povo que ficou conhecido como assírio. Ate 1450 a.C. ,eles dominaram todo o império babilônico setentrional, mas as provas históricas sobre esse período são bastante escassas. No entanto, os assírios passaram para a História como um dos povos mais belicosos e militaristas da antiguidade oriental.
Palavras-chave: Império. Assírio. Assur.
1 INTRODUÇÃO
Os assírios, de origem semita, rudes, nômades, pastores e caçadores, foram vassalos dos babilônicos por muito tempo. As lutas contra os indo-europeus favoreceram a sua ascensão, levando-os a formar um pequeno reino com sede em Assur, transferida, mais tarde, para Nínive. A belicosidade do povo, a aridez do solo e a explosão demográfica contribuíram para as conquistas assírias e a formação de um poderoso império.
Os soberanos assírios que mais se destacaram na luta pela expansão foram: SargãoII, fundador da Dinastia dos Sargônias; Senaqueribe e Assurbanipal. Embora, em teoria, fosse monarca absoluto, na realidade os nobres e cortesãos que o rodeavam, assim como os governadores que nomeava para administrar as terras conquistadas, tomavam frequentemente decisões em seu nome.
Guerreiros ferozes, os assírios impunham a dominação pelo terror. Saqueavam e destruíam, massacravam os vencidos. Os revoltosos sofriam terríveis torturas. O apogeu assírios ocorreu nos reinados de SargãoII, senaqueribe e Assurbanipal(668-626 a.C.), que tomou Tebas. A crise começou quando os egípcios se libertaram. Seguiram-se rebeliões na Fenícia, na Babilônia e em Elam, a leste da Baixa Mesopotâmia. Em 612 a.C., os medos, povo oriundos das margens do Mar Cáspio, tomaram Assur Nínive, pondo Fim ao