a dourina da iluminaçao divina

1119 palavras 5 páginas
Trabalho de filosofia

Tema: A doutrina da iluminação divina.
VERDADE E ILUMINAÇÃO - SANTO AGOSTINHO

Citação: "Não busques fora de ti (...); entra em ti mesmo. A verdade está no homem interior. E, se descobrires que a tua natureza é mutável, transcende-te a ti mesmo. Lembra-te, porém, que, transcendendo a ti mesmo, estas transcendendo a alma que raciocina de modo que o termo da transcendência deve ser o principio onde se acende o próprio lume da razão. E, efetivamente, aonde chega todo bom raciocinador senão a verdade? A verdade não é algo que se constrói à medida que o raciocínio avança; ao contrario, ela é aquilo a que tendem os que raciocinam. Vês aqui uma harmonia que não têm similares, e tu próprio conforme a ela. Reconhece que não é aquilo que a verdade é; a verdade não busca a si própria, mas és tu que a alcanças, procurando-a, não de lugar em lugar, mas com o afeto da mente, para que o homem interior se encontre com aquilo que nele habita com desejo não ínfimo e carnal, mas com sumo e espiritual desejo". (A verdadeira religião; Função do conceito de verdade).

Como o homem chega à verdade

Argumentação mais conhecida: A duvida cética derruba a si mesma, pois, no momento em que pretende negar a verdade, a reafirma: si fallor, sum; se duvido, precisamente por poder duvidar, existo e estou certo de pensar. Com essa argumentação, Agostinho sem duvida antecipou o cartesiano cogito, ergo sum, embora os objetivos específicos a que visa sejam diferentes dos de Descartes.
* De que forma se da o processo cognoscitivo para Santo Agostinho:
Plotino: A alma possui em si mesma a representação do objeto que é a sensação. A alma não sofre alterações, ela apenas faz a busca do que já está dentro dela quando os sentidos sofrem ação dos objetos sensoriais, ela responde a alteração sofrida pelo corpo, à sensação, e faz a identificação com ela porque já a possui dentro de si.

- Sensação é apenas o

Relacionados

  • DEOLINDO AMORIM O Espiritismo E Os Problemas Humanos PENSE
    72780 palavras | 292 páginas