celula
CÉLULA EUCARIONTE
Eu – verdadeiro; cario- núcleo
Células maiores e mais complexas que as procarióticas Possuem variedade de estruturas diferenciadas
Riqueza em membranas – organelas revestidas por membranas
Centríolos
Mitocôndrias
Citoplasma
Lisossomo
Peroxissomo
nucléolo
Núcle
o
ribossomo
Vesícula de secreção Retículo endoplasmático rugoso
Complexo de
Golgi
Citoesqueleto
Retículo
endoplasmático liso MEMBRANA PLASMÁTICA OU CELULAR
Parte mais externa do citoplasma
Separa a célula do meio extra celular mantém o meio interno constante
Dada
a relativa fragilidade da membrana plasmática, a maioria das células apresenta algum tipo de envoltório que dá proteção e suporte físico a membrana. Entre eles destacam-se o glicocálice (glicocálix), presente na maioria das células animais, e na parede celulósica, presente em células vegetais e algumas algas. Glicocálice ou Glicocálix
- Conjunto
dos glicídios (açucares) ligados aos fosfolipídios ou às proteínas. (do grego glykys = açúcar, e do latim = calyx = envoltório)
Glicocálice ou Glicocálix
-Responsável pelo RECONHECIMENTO CELULAR, onde protege a superfície das células de possíveis lesões, confere viscosidade às superfícies celulares, permitindo o deslizamento de células em movimento (sangüíneas), apresenta propriedades imunitárias, por exemplo, o glicocálice dos glóbulos vermelhos que apresentam os antígenos próprios dos grupos sangüíneos do sistema sangüíneo ABO.
- A inibição do crescimento celular por contato depende do glicocálice. - Permite a adesão entre ovócito (óvulo) e espermatozóide.
SISTEMA ABO
Mãe Rh - / feto +
Eritro – vermelho / blasto - broto
MEMBRANA PLASMÁTICA OU CELULAR
unidade de membrana: bicamada lipídica contendo quantidade variável de moléculas de proteínassão responsáveis pela maioria das funções da membrana.
Possuem esteróis conferem rigidez –