A ORIGEM DA CONTABILIDADE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
Kaique Porto Ribeiro
Cariacica, 25 Fevereiro de 2014
INTRODUÇÃO
A contabilidade surgiu, basicamente, da necessidade de organizar os dados patrimoniais, econômicos e financeiros de uma determinada unidade econômica e administrativa, que pode ser uma empresa, o governo ou uma pessoa física, enfim, uma entidade.
Dentro desse enfoque, vários são os conceitos de Contabilidade. A Contabilidade Teórica estabelece regras e princípios a serem observados pelos contabilistas com o objetivo de padronizar procedimentos. Nesse sentido, abriu-se à mesma, o condão de ciência. Contudo, não se trata de uma ciência exata, como a Matemática, pois a Contabilidade está inserida no campo das ciências sociais, e se serve da matemática apenas como ferramenta para mensurar o valor dos componentes patrimoniais. Quando ainda não aplicados aos princípios que a regem, chamavam a Contabilidade de arte. Entretanto, hoje, ela deve ser entendida, sempre, como ciência.
DESENVOLVIMENTO
A história da contabilidade é tão antiga que está ligada as primeiras manifestações humanas, sua origem vem da necessidade dos registros do comércio e da obrigação de fornecer informações úteis para os seus usuários. Ela surgiu com o avanço da humanidade, pois com o aumento da população cada vez mais se fazia necessário um maior controle sobre bens e consumo. As primeiras manifestações práticas da contabilidade surgiram na medida em que o homem se desenvolvia e ao passo que as operações se tornavam mais complexas exigindo um conhecimento mais amplo e um controle mais refinado. Desta forma, a contabilidade tonou-se uma necessidade para se estabelecer um controle de inúmeras riquezas. Devido à complexidade crescente de informações, a contabilidade requer do profissional da área contábil uma habilidade para solucionar problemas e o aprendizado constante.
REFERÊNCIAS
VELTER, Francisco;